Sincronização de Hora (NTP)

 
NTP

Os servidores NTP (Network Time Protocol) permitem aos seus clientes a sincronização dos relógios de seus computadores e outros equipamentos de rede a partir de uma referência padrão de tempo aceita mundialmente, conhecida como UTC (Universal Time Coordinated).
O NTP implementa um modelo de sincronização hierárquico distribuído. No topo encontram-se os servidores de tempo stratum 1, computadores conectados diretamente a dispositivos conhecidos como “relógios de referência” (ou servidores stratum 0), de altíssima precisão. Tipicamente, estes dispositivos podem ser relógios atômicos, receptores GPS (Global Positioning Systems) ou receptores de rádio. Qualquer servidor NTP que tenha como referência de tempo um servidor stratum 1 passa a ser um stratum 2, qualquer servidor NTP que tenha como referência de tempo um servidor stratum 2 passa a ser um stratum 3, e assim por diante.

Serviço NTP

Dentro deste contexto, o Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança da RNP implantou, em julho de 2000, um serviço Network Time Protocol (NTP). Foi montada uma hierarquia de servidores NTP com o objetivo de distribuir a carga de processamento, garantindo um serviço mais estável e confiável para o usuário final. Dentro dessa estrutura, o PoP-SE possui um servidor NTP stratum 2.

Se você é cliente do PoP-SE, você poderá utilizar nosso serviço NTP. Sendo assim, seus computadores poderão ajustar seus relógios de forma a manter horários precisos. A utilização do servidor do PoP-SE é liberada para os hosts pertencentes a redes dos clientes.

Clientes do PoP-SE que tenham dúvidas sobre a utilização do serviço podem entrar em contato diretamente com a equipe do PoP-SE. Caso sua instituição não seja um de nossos clientes e deseje utilizar o serviço de NTP, envie uma solicitação de liberação do serviço para info[em]pop-se.rnp.br.